empreendimento

Operação da usina de biomassa em São Sepé está prevista para agosto


Foto: Divulgação

A Usina Termelétrica de São Sepé deve entrar em operação em agosto. A previsão foi divulgada pela Secretaria Estadual de Minas e Energia, na quinta-feira.

A geração de energia elétrica será feita a partir da queima da casca de arroz. A potência instalada é de 8 MW, o suficiente para abastecer com eletricidade 31 mil residências e beneficiar cerca de 120 mil pessoas.

Vice-prefeito de Rosário do Sul anuncia afastamento do cargo

A termelétrica recebe investimentos de R$ 46,9 milhões. Parte é financiada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A unidade deve empregar 30 pessoas.

A previsão de início das operação foi anunciada ao diretor de Inovação e Fontes Alternativas, da Secretaria de Minas e Energia, Carlos Augusto Almeida, que visitou as instalações da usina, que fica às margens da ERS-149, na quinta-feira. Para Almeida, o empreendimento valoriza o desenvolvimento da economia local.

- A usina vai gerar oportunidades de trabalho, permitindo que os profissionais qualificados permaneçam na região. Muitas vezes, após o término da faculdade, esses jovens precisavam sair na busca de experiência e oportunidade de trabalho - diz.

Cruz Alta vai reabrir o Restaurante Popular em maio

O diretor também destaca que a obra é importante para o desenvolvimento das energias renováveis. No Estado há, atualmente, oito termelétricas de biomassa, cujo insumo é a casca de arroz. Elas ficam em Itaqui, São Gabriel, Alegrete, São Borja, Capão do Leão e Dom Pedrito.

AMBIENTE
O responsável técnico pela usina de São Sepé, Luiz Antônio Leão, explica que a utilização da casca de arroz vai resolver um problema ambiental, ao consumir adequadamente cerca de 70 mil toneladas do rejeito das lavouras. O produto virá de 12 empresas de nove municípios. 

Usina vai reduzir os gastos com oxigênio em hospital de Restinga Sêca

- A casca demora muito tempo para se decompor na natureza. A usina ajuda o meio ambiente e, ao mesmo tempo, gera energia. O desafio da usina é juntar a questão econômica da região com o destino para os dejetos - informa.

A unidade é um investimento da Cooperativa Regional de Eletrificação Rural (Creral), com sede em Erechim.

*Com informações da Secretaria Estadual de Minas e Energia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

São Sepé abre comemorações dos 142 anos de emancipação Anterior

São Sepé abre comemorações dos 142 anos de emancipação

Estado reconhece emergência com seca em São Sepé Próximo

Estado reconhece emergência com seca em São Sepé

são sepé